terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Quem deve coordenar o processo de Gestão do Conhecimento numa empresa?


A princípio, a coordenação do processo de Gestão do Conhecimento se reserva à capacidade de gerir comunicação organizada.
Como já afirmado nos posts anteriores, informações e dados estão disponíveis de diversos modos, mas raramente estão estruturados de modo a serem fácil e rapidamente acessados. Qualificar informações e estruturar dados é o primeiro passo. Depois, quando alguém entra em contato com estes dados podemos chamar esta operação de comunicação. Logo, quanto mais bem estruturados estiverem os dados e quanto mais qualificadas estiverem as informações, mais efetiva será a comunicação.
Após os primeiros contatos, se, ao caracterizarmos estes dados e informações concluirmos algo, chamamos a isto de produção de conhecimento. Este processo - olhar, entender, pensar e concluir - também faz parte da dinâmica de comunicação.
Deste modo, ao concatenarmos modos de comunicar, como os acima descritos, e nos preocuparmos em dar a eles eficiência e bons resultados, estaremos fazendo a gestão do conhecimento. Daí a nossa afirmação que a principal habilidade de um gestor de conhecimento ser a capacidade de gerir comunicação organizada.
Apesar de simples, a liderança do movimento de Gestão de Conhecimento deve ser assumido pelo CEO ou principal dirigente da organização.
O motivo é simples: os funcionários de uma empresa que participam de uma estratégia de Gestão de Conhecimento sem terem seus salários aumentados constituem uma espécie de “voluntariado”. Claro está que os encontros e tarefas são realizados dentro do horário de trabalho, mas mesmo assim podemos considerar esta participação como espontânea.
Para tanto é necessário que sintam-se incentivados e conscientes que toda organização, - inclusive o primeiro dirigente sabe de sua participação em um dos processos internos mais valorizados e importantes.
A gerência intermediária também deverá estar informada e consciente da importância e do significado da liderança do CEO no processo de Gestão do Conhecimento. É preciso que os gerentes sintam-se respaldados ao verem colaboradores - ligados à estrutura pelo qual são responsáveis -, participando de encontros e realizando tarefas que fogem daquelas cotidianas e rotineiras e que não estão sob sua gestão. Recomendamos que a atribuição de gerir colaboradores que contribuam para o compartilhamento de conhecimento dentro da organização seja explícita nos manuais de responsabilidade do cargo.
Quanto ao grupo dirigente - o primeiro executivo e seus diretores -, o ponto central á a percepção de que este grupo poderá deixar um legado relevante na sua gestão, assumindo claramente a liderança do processo de compartilhamento do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário