sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Que resultados podemos esperar de um processo de Gestão do Conhecimento?


Processos como o de Gestão do Conhecimento não costumam dar resultados da noite para o dia. Ao ser implementado poderá enfrentar algumas barreiras devido, principalmente, à incompreensão de seus propósitos.
No começo, um certo temor dos colaboradores é que com o Programa serão vigiados por um “grande irmão” que se instalará em suas cabeças avaliando o que pensam e o conhecimento que têm. Com o tempo, e a participação nas estratégias, verão que não é bem assim, pois aquela informação que, antes, era difícil ser obtida, agora, não é mais. Aquele dado prometido pelo departamento ao lado para o começo do mês e que só chegava no final, passou a fazer parte de um cronograma de divulgação que toda a empresa tem acesso e não fica bem para o colega procrastinar a entrega.
Mas este ganho exemplificado é dos mais imediatos e tangíveis. Há também os intangíveis que demoram mais tempo para surgirem.
Abaixo, alguns desse ganhos:
Tangíveis:
  • dados estruturados e informações qualificadas;
  • métodos e processos orientados para a escolha da disciplina de valor (opção estratégica): se a afinidade com o cliente, a liderança do produto ou a excelência operacional;
  • redução de custos;



Intangíveis:
  • colaboradores mais sintonizados com os objetivos do trabalho e mais conscientes de suas funções;
  • colaboradores mais interessados e empenhados na melhoria de produtos e serviços da organização;
  • colabores dando-se importância ao perceberem-se envolvidos com outras atividades além das costumeiras e rotineiras;
  • melhor aproveitamento do conhecimento acumulado;
  • maior agilidade e prontidão de resposta da empresa aos movimentos do mercado;

Como afirmamos acima, alguns ganhos são mais imediatos que outros. Isto deve servir para a montagem de um plano que leve em consideração êxitos mais ágeis garantindo maior apoio de colaboradores e da alta direção.
Aliado a esta crença, devemos iniciar o processo de Gestão de Conhecimento por áreas ou processos com maior impacto tanto na organização quanto nas estratégias futuras mais relevantes.
A série de posts sobre Gestão do Conhecimento termina aqui. Esperamos que o principal objetivo tenha sido alcançado, qual seja, o de desmitificar o tema como um assunto complicado, que poucos dominam e que somente as grandes consultorias transnacionais são capazes de elaborar um Plano de estratégias. Como vimos, cada pessoa é singular e única e dentro de suas possibilidades e competências tem a capacidade de se comunicar e contribuir na produção de conhecimento de um assunto, de um setor, de uma empresa, de um País ou do Mundo. E isto não é pouco.


Para maiores informações visite o site da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

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