segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Liderança por Valores - promovendo engajamento, criando significado



As abordagens sobre liderança são múltiplas e diversificadas, liderança-minuto, liderança de resultados, liderança transformadora e por aí vai.

Nada contra, muito pelo contrário. Quanto mais esse tema estiver sob holofotes, melhor para a vitalidade das relações chefe-subordinados.

Nossa proposta neste artigo é provocar a reflexão sobre um aspecto ainda não devidamente explorado nas citadas abordagens de liderança. Liderar por Valores é algo parecido com as práticas de vanguarda nos estudos de administração empresarial? Ou na verdade estamos falando de uma revisão radical do papel dos líderes na afirmação da identidade de uma organização?

A segunda opção parece mais atraente e, ao mesmo tempo, bastante desafiadora.

O líder que adota esse posicionamento está chamando para si uma responsabilidade diferenciada: a de criar significado para o trabalho. E a compreensão do significado gera um potencial de engajamento das pessoas de forma verdadeira, autêntica e efetiva. Parece convincente, não é mesmo? Mas, afinal, onde começa esse movimento tão potente? Começa no modelo mental dos líderes.

Entendendo-se modelo mental como um conjunto de premissas, fundamentos e princípios que devem vir à frente de qualquer outro adjetivo sobre o papel da liderança. Liderar, por esse modelo, é antes de mais nada promover uma síntese ideológica que mobilize as pessoas para a construção de um projeto, um empreendimento, um negócio. Parece coisa de poeta, mas isso é possível. Até porque a tal síntese ideológica não deve estar desplugada da realidade, algo metafórico ou ilusório. Ao contrário, inspirar valores que, no seu conjunto, definem uma ideologia é a mais nobre capacidade de um líder comprometido com resultados sustentáveis.

São os valores legítimos e internalizados, de fato, na cultura organizacional que irão promover mudanças, agrupar pessoas, levantar bandeiras e gerar sinergias no dia-a-dia de uma organização.

Não são campanhas motivacionais, premiações bombásticas e “gritos de guerra” que irão fazer um novo e verdadeiro espírito de empreendedores no trabalho.

Só as crenças legítimas, assumidas e praticadas como referência de trabalho que irão trazer o poder de realização, de alcance de metas desafiadoras, de inovação e renovação das conquistas.

Quais Valores? Isso é tarefa para cada núcleo de liderança mapear e propor no seu contexto de negócio e na sua dimensão de realidade.

Enfim, os Valores representam a essência de uma cultura e as suas tipicidades é que darão conexão com a prática e o cotidiano de trabalho das pessoas. Não há possibilidade de transpor, de uma empresa para outra, alguns Valores, por mais atraentes que sejam.

O importante é ter em conta que uma equipe de líderes afinada e integrada por uma base de valores pode mais e melhor mobilizar energias, “empoderar” pessoas e alcançar resultados competitivos sustentáveis.

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