A essência da liderança
Já aconteceu com o Marketing. E agora está acontecendo com o termo Liderança.
Já aconteceu com o Marketing. E agora está acontecendo com o termo Liderança.
De alguns anos
para cá são muitas as derivações do Marketing:
Marketing de Guerrilha
Marketing de Serviços
Endomarketing
Marketing
Business-to-Business
E assim por
diante...
Dezenas de
qualificações para o conceito de Marketing que, afinal, tem uma só essência: “Marketing é a conexão da
organização com os seus clientes.” (Ferrel/Hartline)
Ou, se
quiserem, num entendimento mais extenso: “Marketing é o processo de planejar e
executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, bens e
serviços para criar trocas.” (American Marketing Association)
Os
desdobramentos e adjetivos de Liderança parecem ir pelo mesmo caminho:
Liderança Situacional
Liderança
Transformadora
Liderança Educadora
Liderança de Resultados
Liderança etc. etc....
Afinal, não
será a hora de buscarmos a essência do conceito de Liderança? Se o Marketing
existe para conectar as organizações aos seus clientes, para que existe a
Liderança?
A primeira
tendência é a de associar o líder à sua capacidade de ter seguidores. Mas essa
concepção já foi largamente questionada. O que prevalece hoje nos conceitos
mais “oxigenados” é que o verdadeiro líder forma outros líderes, e não meros
seguidores.
Pode fazer
sentido, mas será que há espaço para tanta liderança? Não corremos o risco de banalizar a liderança ao contrário de
enaltecê-la?
Essas e outras
questões serão o nosso desafio de resposta nas próximas inserções deste blog.
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