sexta-feira, 26 de abril de 2013

Liderança sem Adjetivos - 01







A essência da liderança

Já aconteceu com o Marketing. E agora está acontecendo com o termo Liderança.
De alguns anos para cá são muitas as derivações do Marketing:
Marketing de Guerrilha
Marketing de Serviços
Endomarketing
Marketing Business-to-Business
E assim por diante...
Dezenas de qualificações para o conceito de Marketing que, afinal, tem uma só essência: “Marketing é a conexão da organização com os seus clientes.” (Ferrel/Hartline)
Ou, se quiserem, num entendimento mais extenso: “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas.” (American Marketing Association)
Os desdobramentos e adjetivos de Liderança parecem ir pelo mesmo caminho:
Liderança Situacional
Liderança Transformadora
Liderança Educadora
Liderança de Resultados
Liderança etc. etc....
Afinal, não será a hora de buscarmos a essência do conceito de Liderança? Se o Marketing existe para conectar as organizações aos seus clientes, para que existe a Liderança?
A primeira tendência é a de associar o líder à sua capacidade de ter seguidores. Mas essa concepção já foi largamente questionada. O que prevalece hoje nos conceitos mais “oxigenados” é que o verdadeiro líder forma outros líderes, e não meros seguidores.
Pode fazer sentido, mas será que há espaço para tanta liderança? Não corremos o risco de banalizar a liderança ao contrário de enaltecê-la?
Essas e outras questões serão o nosso desafio de resposta nas próximas inserções deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário