quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas de Leitura - O Marketing na Era do Nexo







O Marketing na Era do Nexo
Novos caminhos num mundo de múltiplas opções
Walter Longo e Zé Luiz Tavares
Best Seller
Na Livraria Saraiva R$ 29,90










“Demita o diretor de marketing... ou o promova a diretor de nexo.” Essa provocação dá o tom desse livro instigante e altamente pertinente para os tempos de mudanças contínuas que estamos vivendo.
O papel sistêmico e a função múltipla do marketing não pode se subordinar às quatro paredes do departamento de marketing: é urgente descentralizar, simplificar, democratizar e desdobrar o marketing pela Organização, assim como aconteceu com TI.
Encontrar o nexo, as inter-relações e associações das ações de marketing é a base do nexialismo, conceito que vai além do campo de marketing e que deve pautar também a ação, os projetos e as iniciativas do RH. E até mesmo a intuição do RH... O termo intuição, ensina o livro, vem do latim “intueri”, que significa “olhar atentamente”. E talvez esteja aí, na observação focada, um dos segredos para se obter intuições confiáveis, intuições com nexo. “Ao combinar razão e intuição, podemos nos tornar verdadeiros visionários. E você sabe: visão é o marco inicial do nexo. Visão é tudo. É o que faz a diferença entre um circo qualquer e o Cirque du Soleil.”
Encontrar o nexo entre as decisões e a história da organização, seus negócios, clientes, crenças e valores, políticas e diretrizes, metas e planos de trabalho. Como se vê, um desafio e tanto...
O livro aponta novos modelos de pensar e agir na dinâmica empresarial, sempre com o desafio subentendido nas perguntas que algumas crianças da escola fundamental nos Estados Unidos endereçavam (em cartinhas) a ninguém menos do que Deus:
  • Querido Deus, Você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente?
  • Em vez de deixar as pessoas morrerem e ter de fazer outras novas, por que Você não mantém essas que já existem agora?
  • Quem desenha as linhas em volta dos países?
  • Nós lemos que Thomas Edison fez a luz. Mas na escola dominical aprendemos que foi Você. Eu acho mesmo que ele roubou sua ideia.
  • Talvez Caim e Abel não matassem um ao outro se eles tivessem o próprio quarto. Isso funciona com meu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário