O Marketing na Era do Nexo
Novos caminhos num mundo de múltiplas opções
Walter Longo e Zé Luiz Tavares
Best Seller
Na Livraria Saraiva R$ 29,90
“Demita o
diretor de marketing... ou o promova a diretor de nexo.” Essa provocação dá o
tom desse livro instigante e altamente pertinente para os tempos de mudanças
contínuas que estamos vivendo.
O papel
sistêmico e a função múltipla do marketing não pode se subordinar às quatro
paredes do departamento de marketing: é urgente descentralizar, simplificar,
democratizar e desdobrar o marketing pela Organização, assim como aconteceu com
TI.
Encontrar o
nexo, as inter-relações e associações das ações de marketing é a base do
nexialismo, conceito que vai além do campo de marketing e que deve pautar
também a ação, os projetos e as iniciativas do RH. E até mesmo a intuição do
RH... O termo intuição, ensina o livro, vem do latim “intueri”, que significa
“olhar atentamente”. E talvez esteja aí, na observação focada, um dos segredos
para se obter intuições confiáveis, intuições com nexo. “Ao combinar razão e
intuição, podemos nos tornar verdadeiros visionários. E você sabe: visão é o
marco inicial do nexo. Visão é tudo. É o que faz a diferença entre um circo
qualquer e o Cirque du Soleil.”
Encontrar o
nexo entre as decisões e a história da organização, seus negócios, clientes,
crenças e valores, políticas e diretrizes, metas e planos de trabalho. Como se
vê, um desafio e tanto...
O livro aponta
novos modelos de pensar e agir na dinâmica empresarial, sempre com o desafio
subentendido nas perguntas que algumas crianças da escola fundamental nos
Estados Unidos endereçavam (em cartinhas) a ninguém menos do que Deus:
- Querido Deus, Você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente?
- Em vez de deixar as pessoas morrerem e ter de fazer outras novas, por que Você não mantém essas que já existem agora?
- Quem desenha as linhas em volta dos países?
- Nós lemos que Thomas Edison fez a luz. Mas na escola dominical aprendemos que foi Você. Eu acho mesmo que ele roubou sua ideia.
- Talvez Caim e Abel não matassem um ao outro se eles tivessem o próprio quarto. Isso funciona com meu irmão.
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