Citações e trechos do livro - Parte 2
O que é Design Thinking?
Embora o nome design seja frequentemente associado à qualidade e/ou aparência estética de
produtos, o design como disciplina tem por objetivo máximo promover bem-estar
na vida das pessoas. No entanto, é a maneira como o designer percebe as coisas
e age sobre elas que chamou a atenção de gestores, abrindo novos caminhos para
a inovação empresarial.
O designer
enxerga como um problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência
(emocional, cognitiva, estética) e o bem-estar na vida das pessoas
(considerando todos os aspectos da vida, como trabalho, lazer, relacionamentos,
cultura etc.). Isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas
e gerar soluções.
Ele entende
que problemas que afetam o bem-estar das pessoas são de natureza diversa, e que
é preciso mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os
processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim
melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las. Ao
investir esforços nesse mapeamento, o designer consegue identificar as causas e
as consequências das dificuldades e ser mais assertivo na busca por soluções.
O designer
sabe que para identificar os reais problemas e solucioná-los de maneira mais
efetiva, é preciso abordá-los sob diversas perspectivas e ângulos. Assim,
prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, que trazem
olhares diversificados e oferecem interpretações variadas sobre a questão e,
assim, soluções inovadoras.
O que este livro oferece?
Por meio deste
livro será possível conhecer as fases introdutórias do processo de Design Thinking, assim como alguns dos
principais métodos utilizados, sempre exemplificados com aplicações práticas,
trazidas de projetos reais do mercado.
Geralmente, a
primeira etapa do processo tem por objetivo a aproximação do contexto do
projeto. Esta fase, denominada Imersão, é ainda subdividida em duas: Imersão
Preliminar e a Imersão em Profundidade.
A Imersão
Preliminar visa o entendimento inicial do problema e, caso necessário, seu
reenquadramento. Já a Imersão em Profundidade destina-se à identificação das
necessidades dos atores envolvidos no projeto e prováveis oportunidades que
emergem do entendimento de suas experiências frente ao tema trabalhado. Esse
“mergulho no contexto” muitas vezes gera uma massa de informações tão grande
que dificulta a identificação dessas oportunidades e possíveis desafios a serem
vencidos. Por isso, há uma etapa seguinte de Análise e Síntese, que tem como
objetivo organizar esses dados visualmente de modo a apontar padrões que
auxiliem a compreensão do todo e identificação de oportunidades e desafios.
Na verdade, a
Análise e Síntese, assim como as demais etapas descritas neste livro, não deve
ser encarada como um passo linear de um processo, mas sim como um pedaço de um
todo emaranhado onde cada etapa permeia a outra. A Análise, por exemplo, pode
ocorrer durante a Imersão e serve de apoio à fase seguinte, de Ideação.
Nessa terceira
fase, busca-se gerar ideias inovadoras através de atividades colaborativas que
estimulem a criatividade. Normalmente utilizam-se as ferramentas de síntese
desenvolvidas na fase de Análise como base para a geração de soluções que sejam
direcionadas ao contexto do assunto trabalhado.
As ideias
criadas são, então, selecionadas - em função dos objetivos do negócio, da
viabilidade tecnológica e, claro, das necessidades humanas atendidas - para
serem validadas na etapa de Prototipação.
Essa fase, a
última apresentada neste livro, tem como função auxiliar na tangibilização das
ideias, a fim de propiciar o aprendizado contínuo e eventual validação da solução.
As etapas
anteriormente descritas poderão ser melhor compreendidas a partir do Projeto
Andorinha, cujo conteúdo será apresentado em fragmentos ao longo deste livro.
Ao final de cada capítulo, será possível encontrar detalhes representativos e
elucidativos deste trabalho, voltado a recriar a experiência de uma viagem
aérea de acordo com os anseios e necessidades identificados entre passageiros
de primeira viagem.
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