terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Universidade Corporativa - Fundamentos e Formato


Estruturar e implantar a metodologia de Universidade Corporativa (ou Educação Corporativa) tem sido uma estratégia vencedora para várias organizações “antenadas” com os novos tempos.
O principal fundamento deste movimento é a constatação de que o atual ciclo de vida das empresas exige uma capacidade refinada de filtrar o enorme volume de dados e informações existentes em múltiplos canais de acesso.
Na verdade, a chamada Era do Conhecimento propicia até mesmo certa overdose de dados, os quais, sem o filtro mencionado, atrapalham mais do que ajudam o dia a dia de trabalho.
Associada a esse dilema a abordagem da Universidade Corporativa busca responder a seguinte questão essencial: como transformar um enorme volume de dados e informações em conhecimento e projetos aplicativos?
Claro que a mencionada aplicação do conhecimento deverá ser concretizada por dois critérios: a clareza de contribuição à competitividade/diferenciação estratégica do negócio e a agregação aos traços afirmativos da cultura organizacional (seus princípios, valores e práticas culturais).
Na fase de concepção da UC o foco de atenção será no desenho dos chamados Eixos Temáticos: os pontos essenciais de apropriação e desenvolvimento de competências que façam sentido com o posicionamento estratégico/competitivo e com a identidade cultural da empresa.
Limitados na quantidade (de 3 a 5) os Eixos Temáticos deverão priorizar, alinhar e fortalecer as iniciativas de treinamento, capacitação e desenvolvimento humano, sendo posteriormente desdobrados em programas e ações específicas.
A configuração mais detalhada desse desdobramento será o tema do nosso próximo e último texto da série: o passo a passo para implementar uma UC e a forte tendência no contexto brasileiro de reposicionar o conceito de UC para Academias de Liderança (enfatizando o papel gerencial na mobilização educativa das empresas).

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