Estruturar e implantar a
metodologia de Universidade Corporativa (ou
Educação Corporativa) tem sido uma
estratégia vencedora para várias organizações “antenadas” com os novos tempos.
O principal fundamento deste
movimento é a constatação de que o atual ciclo de vida das empresas exige uma
capacidade refinada de filtrar o enorme volume de dados e informações
existentes em múltiplos canais de acesso.
Na verdade, a chamada Era do Conhecimento propicia até mesmo
certa overdose de dados, os quais,
sem o filtro mencionado, atrapalham mais do que ajudam o dia a dia de trabalho.
Associada a esse dilema a
abordagem da Universidade Corporativa busca responder a seguinte questão
essencial: como transformar um enorme volume de dados e informações em conhecimento e projetos aplicativos?
Claro que a mencionada
aplicação do conhecimento deverá ser concretizada por dois critérios: a clareza
de contribuição à
competitividade/diferenciação estratégica do negócio e a agregação aos traços afirmativos da cultura
organizacional (seus princípios, valores e práticas culturais).
Na fase de concepção da UC o
foco de atenção será no desenho dos chamados Eixos Temáticos: os pontos essenciais de apropriação e
desenvolvimento de competências que façam sentido com o posicionamento
estratégico/competitivo e com a identidade cultural da empresa.
Limitados na quantidade (de
3 a 5) os Eixos Temáticos deverão priorizar, alinhar e fortalecer as
iniciativas de treinamento, capacitação e desenvolvimento humano, sendo
posteriormente desdobrados em programas e ações específicas.
A configuração mais
detalhada desse desdobramento será o tema do nosso próximo e último texto da
série: o passo a passo para implementar uma UC e a forte tendência no contexto
brasileiro de reposicionar o conceito de UC para Academias de Liderança
(enfatizando o papel gerencial na mobilização educativa das empresas).
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