sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O passo a passo para a implementação das UC


Resumidamente, o processo de implementação da UC requer as seguintes etapas:
Entendimento do Contexto
A consultoria externa, ou a área interna responsável pela iniciativa, deve assegurar um claro entendimento do negócio, seus drivers estratégicos e os principais atributos da cultura organizacional, na percepção das lideranças.
Um roteiro de perguntas - previamente desenhado - servirá de apoio a entrevistas (preferencialmente individuais) com os principais dirigentes da Organização, captando e registrando as informações mais relevantes envolvidas nesta dimensão.
Competências Essenciais
O passo seguinte será alinhar o Quadro de Competências às informações obtidas na etapa anterior. Em outras palavras, as competências refletem os desafios e características do negócio e os traços da cultura organizacional? Observação: Caso as competências não estejam definidas, será importante agilizar o seu desenho, já cuidando da conexão do seu formato ao posicionamento do negócio, estratégia e cultura.
Eixos Temáticos
Levando-se em conta os inputs dos itens anteriores são definidos os núcleos de conhecimentos - os chamados Eixos Temáticos - que irão sustentar os programas e as ações educacionais.
Estes Eixos (de 3 a 5) irão refletir os assuntos críticos para aprendizagem, capacitação ou atualização dos públicos envolvidos na UC.
É recomendável que, para cada Eixo, exista a figura de um Sponsor interno, um dirigente ou liderança de destaque na estrutura, para validar os conteúdos básicos dos programas e propor a titulação dos Projetos Aplicativos associados ao Eixo.
Indicadores
Cada Eixo deverá especificar os indicadores de resultados esperados, ou seja, quais os avanços que a Organização irá assumir em determinado espaço de tempo (1 a 3 anos) com relação às competências relacionadas ao Eixo.
Desenho dos Programas
O desdobramento seguinte à configuração dos Eixos será a definição dos programas educacionais específicos: workshops, grupos de estudo, visitas de benchmarking, cursos modulares, ciclos de palestras, on-the-job training e assim por diante.
Parte desta definição será a indicação das metodologias de aplicação dos programas, recorrendo a alternativas inovadoras, informais e multirrecursos.
Plano de Comunicação
Todos os produtos obtidos nas etapas anteriores deverão ser formatados de maneira didática e atraente, compondo as ações de comunicação interna.
Capacitação dos Multiplicadores
Uma experiência fortemente recomendada é a utilização de profissionais da Organização no papel de multiplicadores de parte dos conteúdos dos Eixos Temáticos. Para isso esses profissionais deverão passar por um processo específico de capacitação, através de treinamento disponível no mercado (Train the Trainers).
Comitês de Educação
Algumas empresas criaram, nos últimos anos, Comitês de Educação. Um grupo de conselheiros com executivos da própria empresa e convidados externos, com a função de, periodicamente (duas vezes ao ano), acompanhar e propor evoluções no desenho das UCs

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