Nas últimas décadas houve um grande crescimento da expectativa de vida,
de forma que hoje as pessoas podem contar com um novo estágio de vida adulta,
de aproximadamente 25 anos. Trata-se de um tempo em que as pessoas não são mais
consideradas jovens, mas também não podem ser classificadas como velhos. Os
“baby boomers”, que constituem a primeira geração a receber esse bônus, não se
prepararam para usufruí-lo e se sentem como que incrédulos e perdidos. E as
gerações mais novas ainda enxergam o futuro com lentes do passado, que não lhes
permitem perceberem vida interessante para quem não é mais jovem.
Cuidando de forma adequada da
essência da vida
Tudo isso nos indica que está na hora das pessoas avaliarem seus
projetos de vida e carreira, para definirem um novo sentido de direção. É
necessário ajuda-las a identificar as dimensões realmente relevantes de seu
projeto de vida, para que possam encontrar um novo equilíbrio e não se sentirem
reféns de um ativismo voltado apenas para o urgente e o prioritário do atual momento. O Opus 21 foi desenhado para
oferecer aos participantes uma oportunidade de parar para pensar, de fazer um
balanço, de resgatar as várias dimensões da vida e buscar novas alternativas,
através das quais possam realizar seus sonhos de vida e carreira. Há muitas
saídas. Basta construí-las.
Objetivo Geral
Apoiar e instrumentalizar os participantes para a construção e revisão
de projetos de vida e carreira, visando o equilíbrio entre seus objetivos
pessoais e profissionais.
Objetivos Específicos
- levar os participantes a conhecerem, debaterem e utilizarem – com o
apoio de uma abordagem interdisciplinar – referências relevantes para a harmonização
das diversas dimensões de sua vida e carreira.
- com base em método estruturado, apoiar os participantes na elaboração
de projetos pessoais que integrem os aspectos abordados pelo programa e lhes
permitam se sentirem motivados, fortalecidos e confiantes para a superação de
seus desafios.
- oferecer aos participantes a oportunidade de aprendizado coletivo,
pelo compartilhamento em grupo das dificuldades e formas de superação dos
desafios relacionados à realização pessoal e profissional.
Metodologia
- aprendizagem ativa baseada em competências e na pedagogia dos projetos.
O projeto – neste caso o Plano de Vida e Carreira - funciona como
elemento articulador da aprendizagem, levando o participante a mobilizar e
articular conhecimentos, habilidades e atitudes para a constituição das
competências almejadas.
- abordagem interdisciplinar que busca contemplar as diferentes
perspectivas que devem fundamentar o esforço de afirmação e realização do
indivíduo na sociedade contemporânea.
- estrutura modular abordando as dimensões mais importantes do tema
central. Os participantes desenvolvem, módulo a módulo, seus projetos
individuais, articulando e integrando o aprendizado.
- atividades presenciais e a distância. Pela internet os participantes
entram em contato com as bases conceituais e metodológicas e realizam trabalhos
individuais. As sessões presenciais são dedicadas ao aprendizado coletivo, em
que os participantes são desafiados a contribuírem com o grupo e se deixarem
influenciar pelas suas contribuições.
- tutoria on line para as
atividades a distancia, com blog próprio para consulta e interação com colegas
e orientadores.
- counseling individualizado
ao longo dos módulos do programa.
- uso de diferentes formas de expressão artística para inspirar e aguçar
a sensibilidade dos participantes nos diversos módulos, de forma a garantir um
envolvimento com emoção, inquietude e liberdade criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário