quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dicas de Leitura - Dois livros que se complementam

Nos inícios de anos, de processos ou de atividades é comum surgir sentimentos dúbios e inquietantes sobre o que virá pela frente.
Neste começo de ano não foi diferente, ratificando o raciocínio as incertezas penderam na balança de perspectivas e as previsões de tempos difíceis ganharam de lavada dos cenários positivos. Os meios de comunicação contribuíram barbaramente referendando as perspectivas negativas amplamente divulgadas.
Previsões são exercícios praticados amplamente e até vulgarizados por alguns. Principalmente por aqueles que as fazem sem qualquer critério pois não se sentem com responsabilidade de se posicionarem nos cenários futuros.
Vocês verão que os dois autores indicados neste post não agem assim.
Ruptura Global - liderando seu negócio através da grande transformação do poder econômico mundial, de Ram Charan e O Futuro - seis desafios para mudar o mundo, de Al Gore trazem luzes que claream o entendimento e nos ajudam a refletir sobre previsões e tendências.
O livro de Al Gore (384 páginas mais as citações e referências) é um estudo amplo e aprofundado sobre os fatores críticos que estão impactando as pessoas, os mercados, as organizações, os países e as instituições.


O Futuro
Al Gore
Editora: HSM
Na Livraria Cultura R$ 79,00



Terra S.A. e Mente Global são as duas âncoras de abordagem do livro; Poder em Equilíbrio e as Consequências de todo este movimento de mudanças compõem a arquitetura de argumentação sobre as saídas e as conclusões desta megarreflexão.
Ram Charan, por sua vez, trata da ruptura na história dos negócios, a reorientação geoeconômica do Hemisfério Norte para o Sul, do Ocidente para o Oriente e as oportunidades que surgem para os que têm habilidade para gerenciar incertezas, altas velocidades e complexidade.


Ruptura Global
Ram Charan
Editora: HSM
Na Livraria Cultura R$ 59,00


Fechando seu raciocínio, Charan preconiza um ciclo de mudanças radicais no pensamento estratégico, na liderança e no sistema social de uma organização.
Dois “cobras” do pensamento sobre cenários, Gore e Charan, são as nossas recomendações de leitura nesta postagem.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário